Todo mundo sabe que para engravidar é preciso ter relação sexual, mas quando a gente começa a tentar, vê que não é tão simples assim. E aí, geralmente depois de um tempo de tentativas naturais frustradas, nos deparamos com a pergunta de um milhão de dólares: quando procurar um especialista em reprodução?
Para começar, pode ser muito complicado carregar um neném nessa barriga porque são muitas as etapas necessárias para uma gravidez. Eu mesma demorei um tempão para descobrir exatamente quais são elas. Mesmo tendo tido toda a liberdade em casa para falar sobre sexualidade e mesmo tendo estudado em uma escola liberal, o que eu sabia sobre o aparelho reprodutor feminino era basicamente o que caía nas provas do colégio. Também nunca prestei atenção especial ao assunto. A verdade é que são MUITAS as etapas para o nosso corpo engravidar. É por isso que a infertilidade é tão difícil de investigar. E não necessariamente quem vai te dar respostas é um especialista em reprodução. Quer ver?
Primeiro, nosso sistema imune precisa estar ok. Vamos falar disso em breve, mas existem questões de incompatibilidade genética entre você e seu marido, tendência a trombofilia e doenças autoimunes – como a endometrite – que podem atrapalhar tudo. Então, antes mesmo de procurar um ginecologista, já vale encontrar um imunologista, sabia?
Depois, nossos hormônios e glândulas precisam estar ok. Quem tem tendência a problemas na tireoide (hipertireoidismo, hipotireoidismo ou tireoidite de Hashimoto) muito provavelmente vai ter dificuldade de engravidar se não controlar essas questões antes. Ou seja, pode marcar uma consulta com uma boa endocrinologista e pedir exames que possam identificar isso. De quebra, aproveite para pedir o exame do hormônio anti-mulleriano (entenda o porquê aqui).
Por fim, antes de você se submeter a uma boa leva de exames, peça para o maridão encarar o urologista. A razão é simples: os problemas masculinos de infertilidade são mais simples de diagnosticar e, muitas vezes, de tratar. E também são menos invasivos.
Agora, sim, procure seu especialista em reprodução
Você está tentando há mais ou menos um ano e checou todos os itens acima? Pode ir atrás do especialista em reprodução. Ele deve te pedir vários novos exames, que seu gineco de rotina nunca tinha pedido. Isso é normal. Afinal, a ideia é entender o que está acontecendo com você que esse bebezinho ainda não quis “entrar” na sua barriga. Fique de olho aqui que em breve falaremos deles também.
Mas só para você ter uma ideia, várias questões podem estar te atrapalhando: seus ovários, sua produção de óvulos, seu útero, seu endométrio, suas trompas… E aí, minha amiga, cada um desses itens pode apresentar uma série de pequenos problemas que atrapalham o todo. Olha aí:
Por isso, o Cadê Meu Neném? está entrevistando diferentes especialistas, para esclarecer todas as dúvidas possíveis e te encher de informação de qualidade. Quanto mais empoderadas estamos antes de uma consulta ou tratamento, menos fragilizadas ficamos e temos mais ciência das nossas decisões. E isso é fundamental em momentos delicados com esse.
Agora, um alerta: se o seu especialista pediu poucos exames e já indicou um tratamento caro como uma inseminação artificial ou uma fertilização in vitro, não custa nada procurar uma segunda opinião, né?
*Fotos: Flickr CreativeCommons. @ebravolosada e @A.D.A.M.
Você já curtiu nossa página no Facebook? Clique aqui e curta para receber atualizações diárias!
16 thoughts on “Quando procurar um especialista em reprodução?”