2019 está acabando. Ainda bem?

“2013, o ano que insiste em não terminar”. Essa foi a minha lembrança do Facebook essa semana. Lembro bem o porquê. Eu tinha feito minha primeira fertilização in vitro e implantado dois embriões. E naquela semana peguei o resultado negativo do beta hcg. Como já contei aqui no diário, eu tinha expectativas irreais do sucesso de uma FIV e não fui nada acolhida pelo médico na época, uma combinação explosiva para a tristeza que me levou à frase acima. E a chorar diante do meu chefe no trabalho. E em vários dias que se seguiram a este acontecimento.

Os questionamentos que todas vocês conhecem – por que eu? Eu não mereço ser mãe? O que eu fiz de errado? Será que a culpa é minha por eu não relaxar? Será que nunca vou conseguir? – vinham em looping na minha mente várias e várias vezes.

O mais engraçado é que resolvi aproveitar essa lembrança para reler os comentários que fizeram nessa minha frase. E muita gente também achou o ano difícil, por motivos que eu nem faço ideia. Na época, quase ninguém sabia da minha razão também. Vocês sabem, eu não queria expor toda a minha tristeza e culpa, e preferia não alimentar expectativas de uma gestação que eu não sabia se aconteceria. Então guardei para mim e para minha família essa dor.

Mal sabia que dividir minimizaria o fardo, me faria sentir menos só e, principalmente, me faria entender que gestação não é questão de merecimento ou de fazer as coisas certas. A vida não é uma novela em que as pessoas boas têm, necessariamente, seu final feliz. Se fosse assim, não teria tanta mulher maravilhosa sofrendo.

A vida é um mistério muito mais complexo que a gente possa imaginar e compreender, e poucas coisas estão de fato nas nossas mãos. E ela se renova. Fases passam. Ciclos se reiniciam. Surpresas acontecem. E bendito o dia em que inventaram um calendário e a troca dos anos, porque essa passagem do tempo fica evidente.

O que eu quero dizer com isso? Que se você está aí pensando que 2019 é um ano que insiste em não terminar, eu te garanto: ele termina. E passar pelo próximo vai ser mais fácil se você puder dividir sua dor e buscar acolhimento.

Foto: Flickr/ Dafne Cholet


14 thoughts on “2019 está acabando. Ainda bem?

  1. Leane Responder

    Que bela reflexão! !!!!!
    Me identifico muito com esse post.
    Para mim foi o ano de 2018. Fiquei feliz quando acabou, mas ainda assim, agradeci por ser um ano de aprendizados, apesar de ter me sentido triste também por minha FIV não ter dado certo.
    Hoje sinto que tudo foi como deveria ser e que eu poderia dividir a dor, pedir ajuda e também ajudar com informações que eu vinha aprendendo, inclusive aqui nesse site maravilhoso! !!!
    Realmente a vida nos surpreende sempre, as vezes negativamente, as vezes positivamente e acredito cada vez mais que ela nos mostra que não temos todo controle que imaginamos e que ela..a VIDA é maior que tudo e que aos poucos podemos olhar para ela com amor pela nossa caminhada que aos poucos também nos traz a aceitação e leveza.
    Grata a todas vocês mulheres que tanto amor carregam no amor e na dor de amor! !!!!!!
    Bjs!!!!!!

    1. Pri Portugal Responder

      Leane, só te digo isso: <3!

      1. Luciana Responder

        Essa semana tive a notícia negativa da FIV. Então digo, esse final de 2019 está sendo o pior, ainda pior do que 2018, quando tive um aborto tubário.
        No começo de 2019 estava renovada acreditando que este seria o ano da minha gravidez. Torço para que venha o próximo ano e que minha força se renove.

        1. Pri Portugal Responder

          Lu, sinta meu abraço apertado. Se eu puder te dar um ~conselho~ te digo para buscar uma atividade que te encha de energia e paz, seja yoga, futebol, aula de guitarra, dança de salão, crossfit… cuida da sua energia e alegra seu coração. É o melhor jeito de “estar pronta pra outra” se essa for sua vontade. Bjinho, Pri

      2. Ka Responder

        Tenho 29 anos Estou tentando engravidar faz oito meses e já estou perdendo as esperanças ? todo mes a ansiedade aumenta

        1. Pri Portugal Responder

          Oi, Ka, seja bem-vinda ao Cadê Meu Neném? Desejo que se sinta acolhida. Querida, entendo que vc está começando agora a e se informar sobre a questão da infertilidade, então te recomendo a leitura dos seguintes posts: http://www.cademeunenem.com.br/quando-procurar-um-especialista-em-reproducao/
          http://www.cademeunenem.com.br/infertilidade-masculina-as-causas/
          http://www.cademeunenem.com.br/?s=monstro
          http://www.cademeunenem.com.br/tireoide-e-fertilidade/
          http://www.cademeunenem.com.br/entrevistei-o-medico-causas-da-minha-infertilidade/

  2. Camila Responder

    Obrigada por nos Amar mesmo sem nos conhecer!

    1. Pri Portugal Responder

      <3 <3 <3 amor a gente distribui, divide e só soma. Obrigada por visitar o site.

  3. Meire Responder

    Alegria em saber que ainda existem pessoas no mundo que se importam com o que há de belo na vida, que carregam amor e pensamentos positivos e de forma leve compartilham isso. 2019 realmente foi um ano intenso e cheio de emoções. Hoje eu estava um pouco triste, me sentindo sozinha e desacreditada da vida. Me interessei pelo site após abrir um post sobre Amelie Poulain e me deparo com um lindo conteúdo para mamães que desejam engravidar. Meu sonho é ser mãe, venho de uma família pequena, aonde somos apenas eu,minha mãe e meu noivo, e uma criança nos traria muita alegria. Feliz em saber que aqui posso encontrar refúgio lendo esse conteúdo tão especial. Como psicóloga fico grata por encontrar espaços como estes que acolhem a saúde mental. Gratidão!

    1. Pri Portugal Responder

      olá, Meire, fiquei emocionada com o seu comentário. Volte sempre que precisar de refúgio e carinho. Vc tenta engravidar há qt tempo? Já fez exames? Tem algum diagnóstico? Bjinho, Pri

  4. Priscila Mesiano Responder

    Caiu como uma luva.
    Me senti acolhida e abraçada. Grata.
    Mas compartilhar, dividir, amenizar e muito difícil. Fico no eterno looping de dou conta e não dou. Sobre carrega um pouco o marido e se prende na dor. As tentativas …
    Após um aborto espontâneo ir atrás de arco íris, sol o q seja …para tornar fim a tempestade é um passo turbulento. Existe muitas surpresas ainda. O ano não terminou. Até 31 muita coisa. A vida segue terminando ou recomeçando… segue.
    Grata pelas palavras. E seguimos a 2020.

    1. Pri Portugal Responder

      Pri, escrevi o primeiro post de 2020 sobre isso. Que sintonia! Força pra vc, querida, e volte aqui sempre que precisar de acolhimento e abraço. Bjinho

  5. […] também já se foram. Seria impossível hoje? Claro que não! Simplesmente se foram porque são cicl... cademeunenem.com.br/tempo-de-cada-um
  6. […] poder, tanta sabedoria… por que mesmo é que perdemos o sono por conta de rugas, inchaço, tri... cademeunenem.com.br/estou-preocupada-com-nossa-autoestima

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *