A relação entre acupuntura e infertilidade

Como a gente costuma mostrar aqui no Cadê Meu Neném? existem muitas alternativas que vão além da medicina tradicional e podem ajudar nos casos de infertilidade. É o caso da acupuntura. Além de reestabelecer o fluxo energético dos órgãos internos relacionados à concepção, ela também pode ter uma função importante para aliviar a ansiedade e a culpa que costumamos sentir durante este processo.

Eu conversei, então, com a Erica de Paula, que é acupunturista e doula, para entender melhor esta relação. A entrevista está imperdível:

 

Qual a relação entre a acupuntura e a fertilidade?

De acordo com a visão da Medicina Tradicional Chinesa, a acupuntura ajuda a reestabelecer o fluxo energético dos órgãos internos e dos meridianos (vias de energia que conectam os pontos de acupuntura) relacionados à concepção. Eles são diariamente prejudicados pelos hábitos de vida que mantemos, dormindo pouco, nos alimentando mal e nos estressando. Do ponto de vista ocidental, está comprovada a atuação da acupuntura para equilibrar hormônios e neurotransmissores que afetam a ovulação e a fertilidade, além de atuar na vascularização uterina, na espessura do endométrio, na regulação da menstruação, na melhora da libido etc. Em relação à fertilidade masculina, muitos estudos demonstram um resultado benéfico na qualidade, quantidade e mobilidade dos espermatozoides.

 

Quem deve procurar acupuntura?

Qualquer pessoa que deseja alcançar um equilíbrio físico, energético e emocional através de uma técnica milenar que enxerga cada indivíduo de forma holística. Em termos de fertilidade, qualquer casal que esteja pretendendo engravidar pode otimizar suas tentativas através da acupuntura, sobretudo diante de alguma dificuldade, diagnosticada por exames ou não.

 

A acupuntura também auxilia na questão emocional?

Sim. Ela melhora substancialmente a ansiedade diante das tentativas frustradas de engravidar.

 

Questões específicas, como ovário policístico, endometriose ou baixo estoque ovariano podem ser resolvidas pela acupuntura?

A síndrome do ovário policístico ou a endometriose são diagnósticos que não são curados com a acupuntura, mas podem se tornar assintomáticos com o tratamento. Ou seja, a acupuntura pode reduzir o impacto desses diagnósticos na fertilidade e auxiliar na regulação do ciclo menstrual, aliviar as cólicas, ajudar na desobstrução das trompas…

 

Quais são os pontos do corpo mais associados a problemas relacionados à infertilidade?

Os protocolos de tratamento são montados de forma personalizada para cada paciente, de acordo com a consulta completa que é feita antes da primeira sessão. É ela que irá determinar em qual padrão físico e energético o paciente se encontra dentro do diagnóstico da medicina chinesa, em conjunto com a medicina ocidental. Portanto, duas pessoas que apresentam o mesmo problema podem ter protocolos de tratamento diferentes, com apenas alguns pontos em comum. Os pontos podem ser locais (no baixo ventre) ou sistêmicos (ao longo de todo o corpo).

 

Se a gente pressionar estes pontos em casa pode intensificar o tratamento?

A digitopressão pode, sim, auxiliar o tratamento, e o acupunturista pode ensinar determinados pontos para que a/o paciente pressione em casa, mas sem a mesma eficácia do tratamento com agulhas. Outras técnicas, como moxabustão e fitoterapia podem ser prescritas e ensinadas pelo terapeuta para que o paciente dê continuidade ao tratamento em sua casa, de acordo com cada caso.

 

Você já teve resultados positivos?

Já tive dezenas de resultados positivos. Quando a mulher procura a acupuntura, não podemos garantir que ela terá sucesso em seu objetivo de engravidar, mas afirmamos que o tratamento irá otimizar bastante suas tentativas. Inclusive associado a outros tratamentos de fertilidade, como inseminação e FIV. Já acompanhei diversos casais que estavam tentando engravidar há muitos anos e conseguiram ao longo do tratamento. Lembro até mesmo de um grupo de três amigas que engravidaram de gêmeos apenas com o tratamento de acupuntura.

 

Quanto tempo, em média, dura um tratamento?

Depende do diagnóstico e dos motivos pelos quais a mulher (ou o homem) está tendo dificuldade de gerar um filho. Mas em geral são feitas no mínimo 10 sessões e o tratamento costuma ser semanal.

 

Quanto custa a consulta?

Depende do profissional. Os valores das minhas consultas estão no meu site (veja aqui). Os pacotes apresentam descontos em relação às sessões avulsas.

 

Qual conselho você daria para quem está tentando engravidar e ainda não tentou a acupuntura?

Sugiro que abram a mente para o sistema milenar e riquíssimo que é a Medicina Tradicional Chinesa. Hoje, a acupuntura é reconhecida pela comunidade científica como uma alternativa eficaz e sem efeitos colaterais para diversos problemas. Na ginecologia e obstetrícia, sua atuação é ampla, possuindo benefícios para a concepção e ao longo de toda a gestação.

 


5 thoughts on “A relação entre acupuntura e infertilidade

  1. […] De acordo com esta visão de mundo, é aí que surgem as doenças, físicas e emocionais. E é por i... cademeunenem.com.br/chakras-no-tratamento-de-fertilidade
  2. Dani Responder

    Querida, que alegria encontrar o seu site! Tenho que indicá-lo para muitas amigas. ♥️ Eu também não sou mãe. Parei de tentar há três anos. Passei por alguns desafios na saúde, na família e coloquei todo o meu foco em curar meu corpo.

    Estou fazendo acupuntura com uma doula. Tenho ovários policísticos e no passado já consegui ficar alguns meses sem cistos devido ao tratamento.

    Também faço uso de outras ferramentas.Você já ouviu falar em Constelação familiar sistemica? Já tentou detox ayurvédico? Benção do útero da Miranda Grey? Garrafada?

    Vou te colocar nas minhas orações! Que possamos curar nosso feminino! 🙏🏻✨

    Um beijinho! ♥️

  3. […] até tentando tirar a carne vermelha, e procurei tratamento na medicina chinesa (fitoterapia e acupu... cademeunenem.com.br/perdas-espontaneas-depressao
  4. Priscila Garcia Responder

    Olá, boa tarde.
    Sou tentante há 5 anos, já fiz inseminação e os médicos não encontraram um problema grave em mim ou no meu marido.
    Descobri esse blog há pouco tempo e estou amando os posts.
    Gostaria de saber indicação de acupuntura para infertilidade aqui na cidade de São Paulo.
    Enquanto temos o não, vamos tentando o que aparecer que pode ajudar.
    Agradeço,
    Beijos,

    1. Pri Portugal Responder

      oi, Priscila, tudo bem? Fico contente que tenha gostado do Cadê Meu Neném? Eu criei o site para que a gente se sinta menos sozinha nessa luta <3. Eu fiz acupuntura um tempo pertinho do metrô Vila Madalena, nessa clínica aqui: http://www.clinicaimca.com.br/index.php?mpg=01.00.00. Depois me conta? Beijinho.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *