O que são chakras e como eles podem ajudar no seu tratamento de fertilidade

Um dos objetivos do Cadê Meu Neném? é te empoderar com informações e é justamente por isso que não vamos nos prender em definições da medicina “oficial”. E como teremos alguns posts sobre medicina integrativa, sentimos necessidade de explicar, para quem não sabe, o que são chakras, porque esse termo pode aparecer muito por aqui ainda.

Por ser um assunto muito complexo, eu gostei dessa definição da revista Mundo Estranho: “Segundo religiões orientais, como o hinduísmo e o budismo, os chakras são centros de energia que regem a nossa estabilidade física, intelectual, emocional e espiritual”. Imagine que cada uma das sete florzinhas da ilustração que abre este post é uma roda, que não para de girar. E que, enquanto gira “direitinho”, estes chakras estão emitindo sinais energéticos para nosso corpo e para nossa alma. Como diria um jornalista famoso, “é vida que segue”. Mas quando algum deles está em desequilíbrio ou desarmonia com o restante, a coisa começa a complicar.

De acordo com esta visão de mundo, é aí que surgem as doenças, físicas e emocionais. E é por isso que se torna tão importante mantê-los 100%, entende? Existem várias práticas e técnicas (antigamente chamadas de medicina “alternativa”) que podem ser úteis nessa tarefa, como a terapia de cristais, a cromaterapia, o reiki e a própria acupuntura (de que já falamos aqui).

Os chakras que podem “atrapalhar”

A maioria delas vê a gente como um todo – corpo, mente e alma – mas percebe uma conexão direta entre problemas físicos e os chakras. No caso da infertilidade, o “bicho pega” principalmente em três deles: o primeiro, que fica na base da coluna, é chamado de Muladhara. Ele é responsável pela nossa vitalidade e pela preocupação com a sobrevivência, e é este chakra também que une as energias feminina e masculina.

Depois, vem o SwadhistHana (também conhecido como umbilical). Este chakra está associado à nossa energia criativa – e também à sexual. Fácil deduzir porque uma gravidez que não vem tem tudo a ver com ele, né? Por fim, o que pode atrapalhar nossos projetos de ter um baby é o Vishuddha, que cuida da comunicação. Pessoas com dificuldade para expressar o que sentem, para dizer não e para confrontar, por exemplo, acabam “desarmonizando” esse chakra. E ele, não por acaso, fica bem “em cima” da tireoide. A tireoide é a glândula responsável pela secreção dos nossos hormônios. E aí… se tem uma confusão na “fabriquinha” de hormônios do nosso corpo, gestar se torna quase impossível.

Mas como fazer para manter esse tão almejado equilíbrio nos chakras? Existem várias formas. Fique de olho aqui no site porque vamos falar com especialistas que vão dar aquela forcinha neste sentido!

 

 

Foto: Flickr/ Ray Burr CyberPunk65


6 thoughts on “O que são chakras e como eles podem ajudar no seu tratamento de fertilidade

  1. […] quesito fertilidade, o reiki desbloqueia os chakras, como o básico, ligado à sexualidade, e equili... cademeunenem.com.br/o-reiki-para-infertilidade
  2. Andressa Responder

    Eu fiz tratamento espiritual que está diretamente ligado ao equilíbrio nos chácaras. Grupo em bh Associação Médica Espírita, Bem Vindo a Vida. Associei também homeopatia e ao tratamento alopático, acupuntura. O que falassem que era bom eu estava fazendo. Demorei uns 8 anos para cair a ficha e ver que precisava buscar ajuda especializada. Desde então forão mais 2 anos de exames, investigação vários coitos programados, 2 inseminaçoes e 2 fertilizaçoe para chegar a minha tão sonhada gravidez, estou de 3 meses. Passei por vários problemas depressão, ansiedade, assédio moral no trabalho por causa do tratamento, falta de apoio da família, cobranças, comentários sem noção… Foi difícil é até hoje é, tenho marcas profundas de tdo que eu e meu marido vivemos. Desgaste emocional e financeiro. Agora é tentar ver se as feridas ainda irão cicatrizar… e ansiosa para escutar o choro do bebê ao nascer… para começar uma nova vida… Em uma das orientações psicografadas que recebi Fratenidade Espírita Irmãos Glacus foi o que me ajudou a levantar e a continuar lutar pelo meu sonhou… “Felizes os que estão cansados porque serão consolados… Buscai e achareis”… por isso acreditem, lutem com todas as forcas… somente Deus para nos sustentar..

    1. Pri Portugal Responder

      Que linda sua história, Andressa! Topa dar seu depoimento no site? Posso te escrever? Um beijinho em vc e outro no seu neném <3

  3. […] conta que na região da cabeça (onde fica o chakra da Coroa) costuma trabalhar o que está relacion... cademeunenem.com.br/bencao-do-utero-miranda-gray
  4. Priscilla Portugal Responder

    Eu estou nessa luta há 3 anos, já tentei vários tipos de terapia alternativa. Me crucifiquei muito por não ter ouvido os médicos e só ter ficado com o que era natural. Talvez essa foi a minha jornada. Fiz 3 inseminações e uma Fiv. Estou me preparando para a segunda, mas dessa vez estou associando meditações aos tratamentos. Não é fácil. Eu vivo um dia de cada vez.

    1. Pri Portugal Responder

      Vc tem razão, Priscilla (você é minha xará, aliás ;-)). A gente precisa se informar muito e fazer tudo que está a nosso alcance – as terapias holísticas e meditação podem ajudar inclusive o emocional e um médico bem preparado e atualizado – somado ao seu conhecimento do seu corpo – são a combinação de mais sucesso a meu ver. Bjinho, Pri Portugal (criadora do site)

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.