O que a tireoide tem a ver com a infertilidade?

Esta é a Semana Internacional de Conscientização sobre a Tireoide e você já se deu conta como sabemos pouco sobre esta glândula tão importante do nosso organismo? Eu mesma estou passando por um probleminha nela – porque minha mãe tem tireoidite de Hashimoto, uma inflamação na tireoide que tem grande carga genética, ou seja, posso herdar – que, segundo meu médico, pode, sim, atrapalhar e causar infertilidade temporária. Não esqueça que ela regula a produção de hormônios, afinal. Eu, pessoalmente, devo ser tratada com corticoides, mas ainda não sei mais detalhes, acompanhem por aqui que já já eu conto.

Por ora, achei uma matéria na revista Saúde que é bem interessante e, ao mesmo tempo, alarmante. Fala sobre o desconhecimento das brasileiras em relação aos sintomas de que algo não vai bem na tireoide.

“Embora a maioria das 1 003 entrevistadas do nosso país tenha associado disfunções na tireoide a sintomas mais clássicos — como alterações de peso (81%), cansaço excessivo (67%) e ansiedade (57%) — outras consequências foram deixadas de lado. A falta de concentração só foi ligada a encrencas nessa glândula por 35% das brasileiras e a dificuldade para se sentir motivado, por 43%.

Para piorar, mudanças repentinas na menstruação, insônia, dificuldade para engravidar, se concentrar ou evacuar e perda progressiva da audição foram citadas como ‘problemas do cotidiano com os quais devemos conviver’ por 22%, 20, 30%, 22%, 18%, 27% das participantes, respectivamente”.

O estudo foi realizado este ano pela Censuswide a pedido da Merck, uma empresa farmacêutica alemã e você encontra mais informações neste link.

Em breve, mais notícias sobre a relação entre a tireoide e a fertilidade aqui, no Cadê Meu Neném? Aguarde.

 

Foto: Flickr/National Human Genome Research Institute


3 thoughts on “O que a tireoide tem a ver com a infertilidade?

  1. […] fui à minha ginecologista. Quando fiz os primeiros exames, descobri que tinha três tumores: um na ... cademeunenem.com.br/perdas-espontaneas-depressao
  2. […] ISCA, a famosa “infertilidade sem causa aparente”: investiguem a tireoide! (sim, já fal... cademeunenem.com.br/tireoide-e-fertilidade
  3. […] e tireoidite de Hashimoto são duas condições que podem atrapalhar uma mulher que deseja engravida... cademeunenem.com.br/alimentos-para-curar-doencas-autoimunes

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.