Acupuntura para engravidar?

Vocês lembram que eu já falei aqui no site sobre acupuntura para engravidar (se não, leiam aqui)? Então, estou de volta com o tema, pois acho a medicina oriental muito interessante por olhar para a gente de uma forma completa, e não apenas como um útero e dois ovários.

Uma leitora do site, a Dijiane Carmo, me procurou para contar que é biomédica pós-graduada em acupuntura e está se especializando em saúde da mulher. Fiquei curiosa para saber mais. “Dificuldade para engravidar é uma das queixas que mais aparecem para mim”, me contou. Ela disse, inclusive, que chegou a ligar em clínicas de fertilização para se oferecer como voluntária para realizar acupuntura em mulheres com diagnóstico de infertilidade, mas não houve interesse. Dá para acreditar?

A acupuntura para engravidar é a mesma que cura várias outras doenças e tem origem na medicina tradicional chinesa, ou seja, independe do diagnóstico ocidental. “Nós avaliamos principalmente a energia vital, chamada de Qi. Ela é a base de tudo: dos fluidos do nosso corpo até manifestações da mente. Lembrando que cada paciente é único e, mesmo com queixas parecidas, precisa ser avaliada individualmente”, explica.

Ou seja, a técnica pode ser útil para tratar doenças diagnosticadas pela medicina ocidental, como TPM, menopausa e cólicas, e também para queixas sem um quadro clínico fechado. “O que mais vemos é falta de diagnóstico para casos de mulheres com dificuldade de engravidar. Na visão da medicina tradicional chinesa, quando não acontece a concepção há algum órgão em desequilíbrio – tanto no homem como na mulher”, diz Dijiane.

Ela conta que analisa também o biotipo dos pacientes, seu jeito de falar e de andar, sua pele, seu cabelo e suas emoções. Perguntei se existe um ponto certo para tratar ovários ou útero e ela me explicou que o rim é o órgão principal na concepção, responsável também por manter a gestação. Um dos pontos que correspondem ao rim é o R 3, esse aqui:

“Já pontos ligados ao útero e ovários são o VC 4 e VC 7 e usamos a acupuntura neles para dispersar o ‘frio’ do útero”, conclui. Afinal, outra premissa da medicina chinesa é que o calor cura. Ah, não custa lembrar: a acupuntura não tem contraindicação e a Dijiane está oferecendo para as leitoras do Cadê tratamento gratuito 😉

Serviço:

Dijiane Carmo

Acupuntura para engravidar

Fone: (11) 97500-7455

Foto: Flickr/ b d


2 thoughts on “Acupuntura para engravidar?

  1. Lily Responder

    Adorei ! Um tema complexo, mas explicado de maneira muito sensível e direta. Parabéns ?

    1. Pri Portugal Responder

      Mt obrigada, Lily <3.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *