Tratamento para homens com azoospermia. Taí uma ótima notícia!

Como a gente já contou aqui, muitas vezes a causa do insucesso de quem deseja engravidar é a infertilidade masculina. A falta da produção de espermatozoides é uma das causas mais comuns e seu tratamento é raro. Por falta de conhecimento, alguns médicos dizem, inclusive, que não tem cura. Mas, sim, existe tratamento para homens com azoospermia!

Eu descobri isso porque uma leitora do site, a Melina, me contou sobre o doutor Mauro Bibancos, médico especialista em reprodução humana, mestre em ginecologia e urologia e pesquisador associado da Universidade de Pádua. O doutor Mario pesquisou a microtese, também conhecida pelo assustador nome de microdissecção testicular, que é um simples tratamento para homens com azoospermia, nascido em Nova York no comecinho do ano 2000.

Funciona assim: é uma microcirurgia que vasculha os testículos para ver se encontra algum espermatozoide vivo. E, então, utiliza o “bichinho” para fazer uma fertilização in vitro. Sim, porque muitas vezes não é que o espermatozoide esteja morto dentro do testículo. O fato é que ele não chega com vida aqui fora. Com essa microcirurgia, ele é preservado nas melhores condições possíveis.

Eu fui conversar com o especialista para entender melhor essa história, afinal, menos de 10% dos urologistas do Brasil aplicam esse tratamento para homens com azoospermia:

Cadê Meu Neném?: Como funciona a microtese?
Mauro Bibancos: Em uma microcirurgia, na véspera de colher os óvulos na FIV, fazemos uma varredura completa por todos os tubinhos do testículo para ver se achamos algum espermatozoide. Em laboratório, conseguimos fazer com que os espermatozoides se movimentem em 45% das vezes.

Cadê Meu Neném?: E o senhor sempre encontra os espermatozoides em movimento?
Mauro Bibancos: Já estamos indo além na aplicação da microtese, trazendo ao Brasil uma nova etapa já testada no Japão, para formas imaturas de espermatozoides. Lá, 14 bebês já nasceram de espermatozoides imaturos.

Cadê Meu Neném?: Para quem a microtese é indicada?
Mauro Bibancos: É um tratamento para homens com azoospermia, ou seja, ausência dos espermatozoides na ejaculação. Só porque ele não ejacula espermatozoides isso não quer dizer que ele não produz, o que pode acontecer é uma causa genética ou hormonal. Em mais de metade das vezes a gente encontra os espermatozoides no testículo. Além da azoospermia, a microtese é indicada para a criptozoospermia, em que os homens ejaculam espermatozoides, mas eles têm má qualidade.

Cadê Meu Neném?: É um procedimento muito invasivo?
Mauro Bibancos: Não. A microcirurgia é feita no hospital, no mesmo dia. A incisão é pequena, mas entramos no testículo. Dura cerca de 3 horas e é feita com anestesia.

Cadê Meu Neném?: Conte mais sobre essa evolução da microtese que o senhor pesquisou no Japão.
Mauro Bibancos: É um desdobramento da microtese, que foi aplicado em homens que não têm espermatozoides maduros – e deu certo. Nossa técnica de laboratório passou dias no Japão aprendendo e chegou recentemente para aplicar aqui em São Paulo. Isso porque operar via microscópio requer um treinamento de mão e de cérebro que é bem diferente. O equipamento é o mesmo que oftalmologistas usam para operar olhos e neurologistas, para operar cérebros… Tem 2 metros de altura.

Cadê Meu Neném?: Desde quando o senhor realiza a microtese no Brasil?
Mauro Bibancos: Há mais de 15 anos. Mas essa técnica japonesa deve começar ainda neste semestre.

Cadê Meu Neném?: Qual é o segredo desse tratamento? Por que ele faz o que nenhum outro faz?
Mauro Bibancos: O espermatozoide ativa o óvulo. Ele entra e o óvulo vai se transformando em embrião. Essa nova técnica japonesa gera um choque no espermatozoide, que simula as reações elétricas que temos no nosso corpo. O problema de um espermatozoide imaturo – chamado de espermátide – é que ele não seria forte o suficiente para fecundar porque é pequeno. Porém, ele mantém sua condição de emprestar material genético para o embrião. Ou seja, o resto do serviço ele faz.

Cadê Meu Neném?: Qual o valor do procedimento?
Mauro Bibancos: Prefiro responder diretamente aos pacientes.

Cadê Meu Neném?: Esse tratamento para homens com azoospermia é contraindicado para alguém?
Mauro Bibancos: Quem tem doença grave que não tem condições para cirurgia, como problema cardíaco, pelo risco cirúrgico. E pacientes que tenham alguma alteração genética que mostre chance perto de 0 de encontrar espermatozoides. Não é contraindicado, mas as chances são mínimas.

Cadê Meu Neném?: Qual é o principal mérito da microtese?
Mauro Bibancos: Num processo de fertilização, o óvulo é a única surpresa, não tem como vê-lo antes, só no meio do tratamento, então, o ideal é tentar driblar o fator masculino antes. E esse tratamento permite isso.

Serviço:
Dr Mauro Bibancos
Médico especialista e reprodução humana, mestre em ginecologia e urologia e pesquisador associado da Universidade de Pádova.
Para entrar em contato com ele, siga seu perfil no Instagram: @maurobibancos.

Foto: Flickr/ Peter Corbett


5 thoughts on “Tratamento para homens com azoospermia. Taí uma ótima notícia!

  1. […] que nesse meio tempo, investigamos. Com dois anos de casados, fomos a um urologista e descobrimos qu... cademeunenem.com.br/meu-marido-tinha-baixa-producao-de-esperma
  2. Andreza de fatima calisto gomes Responder

    Meu marido tem azoopermia total ele fes so um espermograma ai foi isso que deu , é muito caro o tratamento.

    1. Pri Portugal Responder

      Bem-vinda ao Cadê Meu Neném? Esse tratamento é parte de uma FIV, Andreza, então infelizmente é caro sim 🙁 O valor da FIV simples tá aqui pra vc ter ideia: http://www.cademeunenem.com.br/fertilizacao-in-vitro-a-famosa-fiv/ . A boa notícia é que a azoospermia era um problema sem solução até pouco tempo atrás, então esse tratamento renova as esperanças 🙂 Bjinho

  3. […] fertilização in vitro (FIV). Então, nos pediram uma biópsia testicular, onde foram encontrados ... cademeunenem.com.br/espera-fiv-azoospermia-e-trombofilia
  4. […] podia e voltamos na consulta para ver os resultados. Comigo estava tudo bem, mas meu marido tinha po... cademeunenem.com.br/lutando-engravidar-segundo-filho

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *