Método Billings, muco e secreção vaginal

O método Billings é praticamente uma variação da tabelinha. Desenvolvido pelo médico australiano John Billings, que escreveu o livro “Planejamento natural da família: o método da ovulação” em 1998, esse sistema de controle da ovulação é simples, indolor e gratuito. Basta você olhar o aspecto do seu muco – que nada mais é que uma secreção vaginal – e ver se ele se enquadra nos dias férteis ou nos não-férteis.

Para examinar o muco, passe um pedaço de papel higiênico ou algodão na região vaginal ou introduza seu dedo limpo na vagina em direção ao colo do útero. Acontece que, sempre que pesquisava no assunto, eu lia “aspecto de clara de ovo”, “turvo” e outras expressões que, embora tentem esclarecer, mais me confundiam que outra coisa.

Aí, esta semana, navegando pelo site Baby Center, eu me deparei com fotos de quatro tipos diferentes de muco e achei superesclarecedor! Pedi a eles a autorização para reproduzir as imagens e convido vocês a lerem o artigo inteiro neste link aqui para mais informações.

Em resumo, quando você está em seu período fértil, o muco fica “elástico”, permitindo que os espermatozoides nadem com facilidade até o colo do útero. E aí, eles parecem isso aqui (a tal clara de ovo):

Nos outros dias do ciclo, eles podem ter algum desses aspectos, que NÃO indicam nada de errado com seu corpo, apenas restringem a mobilidade dos espermatozoides:

Bem mais fácil, né?

 

*Fotos: Flickr/Daniel Novta (abertura do post) e Baby Center

 


4 thoughts on “Método Billings, muco e secreção vaginal

  1. […] grosseiramente, ele “mata” os espermatozoides. Só que a natureza é tão perfeita que aquele mu... cademeunenem.com.br/acidez-vaginal-shampoo-johnson-resolve
  2. Gabriela Responder

    Ta super errado…
    As ultimas fotos indicam infecção.
    O corrimento deve ser transparente, coloração amarela indica infecção e deve-se procurar um medico.
    Bom esclarecer isso, muitas mulheres acham normal e não é!!

    1. Pri Portugal Responder

      Olá, Gabriela, seja bem-vinda ao Cadê. Eu mesma tive essa secreção amarelada (clara, como na foto) por muito tempo, todos os meses, e não tive infecção… a questão maior é a consistência, que lembra a de um hidratante. Veja o que diz esse ginecologista do Sírio Libanês, que confirma minha informação: https://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2017/03/29/as-vezes-aparece-uma-gosma-na-calcinha-e-seu-corpo-falando-sobre-ovulacao.htm. Bjinho, Pri Portugal

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *