Como meditar? Benefícios e dicas fáceis para iniciantes

Meditação. Palavrinha quase gasta nos dias de hoje, mas que carrega um significado profundamente transformador. A meu ver, meditar é um dos caminhos possíveis para relaxar corpo e mente, para esquecer das tristezas, para enxergar os problemas por um novo ângulo… enfim, quase a cura para todos os males da humanidade ;-).

Eu mesma procuro meditar sempre que possível e uso uma ajudinha da internet para isso. Sigo o Podcast Stress Free Naturally, que eu amo!, no Spotify, e tenho o aplicativo Stop, Breath & Think, porém esses dois artifícios têm a desvantagem de serem em inglês, então não dá para recomendar para quem não entende o idioma.

Aí que uma amiga me falou ontem da Brahma Kumaris e fui entender o que era. Além de mensagens diárias lindas, cursos, aulas de yoga e retiros espirituais, essa ONG tem muita coisa bacana.

 

A Brahma Kumaris – ou por que meditar ficou mais fácil

Segundo o próprio site, “a Brahma Kumaris é um movimento espiritual mundial dedicado à transformação pessoal e à renovação do mundo. Fundada na Índia em 1937, difundiu-se para mais de 110 países em todos os continentes, tendo um amplo impacto em muitos setores, como uma ONG internacional. Seu verdadeiro compromisso é ajudar as pessoas a transformarem sua perspectiva em relação ao mundo, de material para espiritual. Apoia a cultura de uma profunda consciência coletiva de paz e dignidade individual de cada ser”. Fiquei encantada.

Dentro do site, a gente encontra um bálsamo para as dores da vida – e quem está sofrendo com a infertilidade sabe que em algumas épocas elas se multiplicam né? O site reúne meditações para relaxar, se concentrar e buscar o silêncio interior. É fundamental para afastar a ansiedade e a insônia! E funciona de maneira bem simples. Você clica aqui e escolhe a sua. Pronto: uma voz suave vai te conduzir a meditar.

Nunca meditou? Sem problemas: encontre um cantinho sossegado na sua casa – pode expulsar o marido e o cachorro e se fechar por cinco minutos no quarto, eles não vão ligar. Sente-se de maneira confortável e dê o play. Não precisa se preocupar em “ficar sem pensar em nada”, como dizem por aí. Só preste atenção na voz e deixe ela te conduzir para um relaxamento maravilhoso.

O sinal do celular está ruim ou seu pacote de dados se foi? Não precisa de internet para meditar:

A primeira é a técnica 4-7-8. Sentada – ou até deitada com o corpo relaxado – inspire contando mentalmente até 4. Segure o ar e conte mentalmente até 7. E expire em 8 tempos. Faça repetidamente por cinco minutos e se concentre nessa contagem. Duvido que você não relaxe depois disso.

A segunda eu aprendi com uma amiga professora de ioga. Sente-se na posição de lótus (essa, da foto que abre esse post) e imagine que existe um fio puxando suavemente sua cabeça para cima. Inspire pelo nariz e expire profundamente cinco vezes, sentindo o ar entrar geladinho no nariz e sair quentinho pela boca. Encha a barriga e o peito de ar quando fizer isso. Na sequência, imagine a frase “eu sou” enquanto inspira e a palavra “paz” (ou “amor”, ou “saúde”, ou “alegria”) enquanto expira. Repita mais 5 a 10 vezes. Pronto. Você meditou.

 

 

Foto: Flickr/ Giuseppe Milo

 

 

 

 


One thought on “Como meditar? Benefícios e dicas fáceis para iniciantes

  1. […] Que sua virada de ano seja linda como esse ensinamento do site Brahma Kumaris,  do qual já falei ... cademeunenem.com.br/meu-desejo-para-2018

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *