Garrafada, sabedoria popular brasileira e a fertilidade feminina

Não foi uma nem duas vezes que me indicaram uma garrafada que ajuda a engravidar. Muitas pessoas me falaram sobre a medicina natural brasileira – feita de plantas e raízes, originalmente em tribos indígenas e quilombos – e seus poderes de cura para a infertilidade. Para conhecer minha história com a infertilidade, clique aqui.

Aliás, você sabia que a própria Organização Mundial de Saúde estimula países de grande diversidade biológica a desenvolverem programas que incorporem o conhecimento do uso tradicional das plantas medicinais no sistema básico de saúde? Tem um monte de estudo a respeito nesse link aqui.

Pois é. Mas eu, que moro na selva de pedra paulistana (veja aqui uma entrevista e o contato do médico que me curou), tenho a impressão de não ter acesso a esses medicamentos e por isso nunca consegui experimentar. Mas acredito, e muito, no poder da natureza para ajudar a gente a se tornar mamãe, então vou dividir com vocês essa descoberta que fiz hoje. Tardia, porém genial.

Trata-se de um livro chamado “Farmacopéia Popular do Cerrado”, que pode ser baixado gratuitamente aqui e nada mais é que um sistema de registro de conhecimentos tradicionais associados à biodiversidade. Um  grupo de pesquisadores foi até comunidades do Cerrado e povos indígenas, com o intuito de proteger e promover o uso de plantas medicinais por raizeiras e raizeiros da região. Não é incrível? A pesquisa de campo foi realizada no período de 2001 a 2005, nos estados de Minas Gerais, Goiás, Tocantins e Maranhão, e a publicação aconteceu em 2009, mas sempre é tempo de correr atrás de mais conhecimento, né?

O livro reúne a sabedoria de 262 raizeiras, raizeiros e representantes de farmacinhas comunitárias e faz parte de um projeto da Articulação Pacari, chamado “Autorregulação da medicina tradicional”. Sempre acreditei que a medicina alopática não é o único caminho para a cura e, definitivamente, os medicamentos da indústria farmacêutica são os que mais oferecem efeitos colaterais, como você deve bem saber. Estou recomendando aqui que você não vá ao médico se sentir doente? NÃO! Mas estou recomendando que, sim, você se empodere com conhecimento para poder tomar suas decisões baseada em muita informação.

Claro que não resisti e pesquisei quais são as plantas do Cerrado que rendem uma boa garrafada e soluções naturais para a fertilidade feminina e encontrei quatro. Vamos a elas:

Garrafada, chá de raiz e tapioca: forcinhas para engravidar naturalmente

A pé-de-perdiz mede em torno de 30 a 40 centímetros e geralmente é encontrada formando moitas. Os raizeiros afirmam que existem dois tipos: a planta fêmea (ou lisa) e a planta macho (ou peluda). O uso da pé-de-perdiz lisa é mais indicado para a mulher e sua raiz é anti-inflamatória e depurativa do sangue. Ela é usada para tratar infecção do útero e ovário, estimular gravidez, regular menstruação e limpar o útero, após o parto. Nada mal, né? A raiz da pé-de-perdiz pode ser usada em pedaços ou em pó. Ela é preparada na forma de garrafada, com vinho branco ou cachaça, associada a outras plantas . A raiz é também usada para preparar chá, feito em forma de infusão, escaldando-se a raiz com água fervente.

A batata-de-purga é um cipó que se utiliza de outras plantas como suporte para crescer. Da batata-de-purga também se faz a tapioca ou goma. Ela é descascada e ralada para obter uma massa, que é misturada com água e depois coada num pano. Aí, a água da massa deve ser deixada em repouso, até que seu pó se assente no fundo da vasilha. O pó fino assentado é a tapioca, e a água que fica por cima é a mandipoeira. A mandipoeira e o chá das sementes da batata-de-purga são purgantes, e tratam coceira, dor na uretra e cólica menstrual.

O barbatimão é uma árvore de aproximadamente 3 a 5 metros de altura. A sua copa pode ser reta com os galhos para cima ou aberta com os galhos espalhados para os lados. A casca do tronco deve ser seca à sombra, logo após sua coleta, por três dias, e socada no pilão até virar pó. O barbatimão é um cicatrizante de feridas da pele, para tratar gastrite, úlcera, infecção no útero, corrimento vaginal e coceira. Para o tratamento de infecção no útero, usa-se o barbatimão em garrafadas, geralmente associado com outras plantas. Para coceira e corrimento vaginal, recomenda-se fazer banho de assento, preparado com o chá da entrecasca seca.

O algodãozinho é uma planta de talos compridos e sua garrafada é usada para tratar mioma no útero, coceiras e manchas na pele. Seu polvilho é usado como anti-inflamatório, principalmente para tratar inflamações de útero e ovário, menstruação desregulada, doenças sexualmente transmissíveis, gastrite e úlcera. Para preparar o polvilho, a batata fresca do algodãozinho deve ser lavada, descascada e ralada. Em seguida, misturada à água e coada. Depois, esfrega-se a massa contra o pano, torcendo-o bem forte, para que o polvilho se solte. O coado deve ser colocado em repouso para que o polvilho se assente. Por fim, retira-se a água e coloca-se o polvilho para secar. A água retirada pode ser aproveitada para fazer garrafada. O polvilho seco deve ser guardado em uma vasilha com tampa.

ATENÇÃO, meninas: automedicação, nunca! Confie na sabedoria popular brasileira, e com responsabilidade: as dosagens devem ser precisas. Se não, podem se tornar tóxicas. E o uso desses medicamentos não é indicado para mulheres grávidas nem para crianças.

*Foto: Flickr/ Thiago Melo


28 thoughts on “Garrafada, sabedoria popular brasileira e a fertilidade feminina

  1. renata Responder

    Garrafada ajuda a engravidar sim, pois lumpa o utero aqui no para e muito comum tomar e conheco muita genre que ja engravidou

    1. Pri Portugal Responder

      Também já ouvi histórias, Renata, por isso escrevi o post. Quanto mais informações tivermos, mais empoderadas ficamos para tomar nossas decisões, né? 😉 Bjinho, Pri Portugal

      1. Elaine Responder

        Olá! Pode me passar algum contato? Obrigada @antoellantoni

        1. Pri Portugal Responder

          Infelizmente não conheço para indicar, Elaine… como é algo de sabedoria popular o melhor jeito é conversar com as pessoas mais velhas que vivem perto da natureza, imagino. Eu sou apenas uma jornalista curiosa com as questões da infertilidade. Bjinho

    2. Rayane Responder

      Como que se toma a garrafada?

      1. Pri Portugal Responder

        Querida, recomendo que procure um detentor de conhecimentos de sabedoria popular para se informar.

      2. Maria Conceição Santana de Sousa Responder

        Rua [endereço omitido]
        Cidade, paranaigara góis,
        Gostaria de saber como é essa garrafada pra tirar miomas uterina?

        1. Pri Portugal Responder

          Querida, por favor, dá uma olhadinha nas minhas outras respostas aqui 😉

        2. Jéssica souza Responder

          Boa tarde Maria Conceição, então linda essa garrafa ela limpa tudo no seu útero como miomas cistos e além disso te ajuda para estar gerando um bebê, aqui na minha cidade Mirante da serra Ro essas garrafadas são muitas conhecidas pois muitas mulheres tomam ela, e outra coisa linda aqui quando a mulher tem cisto ou mioma ela toma 3 garrafadas mas se cuidando para não engravidar até então pois se haver mioma ou cisto no ovário ou no útero e você estiver a redondo para engravidar você não precisa tomar 3 garrafadas pois uma já é suficiente pois ela inicia tomando após o seu ciclo e toma por 30 dias caso não esteja se prevenindo e bom que fique atenta aos sinais de uma gravidez pois pode fatal ao bebê, e se no caso estiver se prevenindo pode toma-la tranquila terminando uma pode iniciar a 2 E depois a 3 as mulheres aqui quando tem cisto ou mioma a moça encomenda ela tomar as 3 garrafadas primeiro para depois engravidar pois se por acaso estiver tomando para limpar o útero por conta de algum desses motivos pode ser que a sua gestação tenha dificuldade porque as vezes a garrafada não tinha combatido o suficiente por exemplo o mioma ou o cisto bjos gata

    3. Lucimara de souza santos Responder

      Bom dia estou querendo por favor a receita da garafada de pos parto feito com vinho branco

      1. Pri Portugal Responder

        Querida, desconheço. Vale procurar algum detentor desses conhecimentos de sabedoria popular. Bjinho, Pri

    4. Luana da Conceição Silva Responder

      Se eu dizer ela com todos os emgredientes e só não coloca o algodaozinho funciona tambem

    5. Jéssica souza Responder

      Boa tarde linda, sim Renata ajuda muito, aqui em mirante da serra Ro também aqui em nossa cidade até os médicos já indicam mas quando o caso e muito grave eles tem acompanhamento médico bjoss

      1. Pri Portugal Responder

        Obrigada pela sua contribuição, Jéssica <3

    6. Vanessa Responder

      Renata estou procurando aqui na bahia. Vc saberia indicar alguém q faça envio de garrafada aí no para?

    7. Zélia Carneiro Responder

      Que interessante.. vou me informar sobre esse assunto tbm.. legal.. parabéns..

  2. Regiane de Fátima Responder

    Alguém pode me dizer se homens pode tomar essa garrafada tambem? Meu marido tem cisto nos testículos e eu tenho no ovário.

    1. Pri Portugal Responder

      Oi, Regiane, seja bem-vinda ao Cadê Meu Neném? Desejo que se sinta acolhida. Até onde sei, algumas ervas são para o aparelho reprodutor masculino e outras para o feminino. Não seria a mesma garrafada, portanto. Mas sou apenas uma pesquisadora, vale você se informar con quem entenda mesmo de medicona natural. Bjinho, Pri

      1. Simone santos Responder

        Qero a garrafada para engravidar cmo faço sou simone de nova olinda paraiba

        1. Pri Portugal Responder

          Querida, não sei te dizer pq sou jornalista, o ideal seria vc procurar alguém especializado em sabedoria popular e natural. Bjinho, Pri

    2. Márcia Cavalcamte Responder

      Regiane o uxi amarelo e a unha de gato são bastante usados tanto por homens como por mulheres.

      1. Pri Portugal Responder

        Obrigada, Márcia. Gostaria de ressalta que sempre é importante conversar com especialista no assunto, pois a sabedoria popular é secular e não pode ser desprezada, mas é uma questão séria de saúde 😉 Bjinho

  3. Liz Responder

    Onde eu posso comprar sou do Ceará

    1. Pri Portugal Responder

      oi, Liz, não sei te dizer. Realizei a pesquisa sobre as propriedades da garrafada, apenas. Sou uma jornalista interessada em apurar depoimentos e reportagens relacionados à infertilidade. 🙂

  4. Juliana Responder

    Bom dia comprei as folhas e galhos do algodãozinho, não achei a batata, se colocar pra curtir no vinho será que tem as mesmas propriedades? É pra uma pessoa que está querendo engravidar!

    1. Pri Portugal Responder

      oi, Juliana, te recomendo procurar um especialista em garrafadas, pois a sabedoria popular precisa ser valorizada, mas mexe com a saúde e não podemos improvisar em casa. Bjinho, Pri

  5. juvenil reis da silva Responder

    minha familia a gerações utilisao medicamentos naturais com mais eficiencia que a farmacia tradicional

    1. Pri Portugal Responder

      Que privilégio 🙂

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *