Quando a gente resolve fazer uma FIV novamente

Quando a gente resolve fazer uma FIV (fertilização in vitro) novamente, sabe que vai passar mais uma vez por um processo doloroso. Fisicamente, emocionalmente e financeiramente. Que vai enfrentar seus fantasmas, juntar forças sabe-se lá de onde e buscar aquele restinho de esperança que estava escondido em algum canto da alma.A gente já sabe que pode dar errado – afinal, já deu da outra vez – e imagina que está preparada para todos os nãos do caminho. “Dessa vez vai ser diferente. Eu não vou transformar cada ultrassom em um não. Não vou sofrer antes da aspiração dos óvulos porque sei que até lá tudo pode mudar. Nem depois, afinal, mesmo se eu tiver ótimos embriões pode ser que eles não evoluam até o quinto dia para poderem ser implantados. E se forem implantados pode ser que não fixem no meu endométrio. Então, vou ficar fria até o dia do beta”.

Quando a gente resolve fazer uma FIV novamente, se repete esse discurso mentalmente todos os dias. E repete para as pessoas que nos amam e estão na torcida. Minimiza as conquistas (“são SÓ 3 óvulos, mas eu já sabia. Tenho má resposta ovariana”) e faz pouco caso das derrotas (“os 3 estavam maduros, mas apenas 2 fecundaram. Dos 2 apenas 1 chegou ao 2º dia. Dane-se!”).

Mas no fundo, ali, na hora do banho, escondidinha, a gente sente o coração sangrar. Porque não é tão simples assim quando a gente resolve fazer uma FIV novamente.

O que resta, hoje, é acreditar no bom e velho “se for pra ser, vai ser”. Porque definitivamente não está nas nossas mãos. E, assim como o único embrião restante, é preciso sobreviver até quinta.

 

*Texto escrito em 5 de março e postado com atraso por motivos de falta de tempo.

 

Foto: Flickr/Carol L Simmons


19 thoughts on “Quando a gente resolve fazer uma FIV novamente

  1. Michelle Brambilla Responder

    E é bem isso mesmo… eu estou na 3a FIV e tudo isso vem à cabeça milhares de vezes… mas hj estou feliz, pq finalmente meu Beta deu positivo!!!!

    1. Pri Portugal Responder

      Michelleeee, que maravilhoso! Conta aqui pro Depoimentos tua história? Bjinho

    2. Marido de uma tentante - SP Responder

      E quando na terceira tentativa os nove óvulos nem são fecundados. Muito triste após quase se esgotar os recursos financeiros, temos de buscar forças pra continuar……Eu todo cortado pr dentro e por fora.

      1. Pri Portugal Responder

        Eu entendo o que você está sentindo. Não é nada fácil viver essa situação e parece que o chão desmorona sob nossos pés. Sua esposa produziu muitos óvulos, o que pode ser uma boa notícia. O médico disse o porquê da não-fecundação? Existem medicamentos muito simples que podem melhorar a qualidade dos óvulos dela e a dos seus espermatozoides. Eu e meu marido estamos tomando há meses alguns, viu? Pergunta pro médico sobre FertiSOP, Zinco e Androsten. Vê o que ele diz, de repente traz uma nova esperança para vcs. Outra coisa: vcs já fizeram exame de cross match? É um exame de sangue bem simples que fez toda diferença na minha vida 🙂

  2. Maman par la foi Responder

    Estou prestes a começar minha segunda Fiv, coração está cheio de questionamentos. Mas confio em Deus.
    No seu texto, vc está falando do seu resultado (3 óvulos, 1 embriao) où é só um exemplo???
    Que tudo dê certo

    1. Pri Portugal Responder

      Oi, tudo bem? É meu resultado mesmo. Estou na torcida por você também <3.

  3. […] Meu coração parece querer pular para fora da boca. Não me ligaram hoje do laboratório. Me parece... cademeunenem.com.br/nao-esta-mais-nas-minhas-maos
  4. Fer Responder

    Esferando a querida menstruação chegar pra começar tudo novamente. Já to com uma pontadinha no coração… Aquela vontade de chorar por tudo (pq estou com tanto medo!?)
    Mas vou deixar pra sofrer só no dia da microtese.

    1. Pri Portugal Responder

      oi, Fer, eu entendo. Nossa vida é mesmo de altos e baixos 🙁 te desejo força, muito amor e coragem para recomeçar. A microtese parece ser uma bela solução para a infertilidade masculina, entrevistei o dr. Mauro, inclusive, vc viu?
      Sinta-se abraçada.
      Bjinho

  5. Carla dos Anjos Responder

    Me vi representada no seu texto….
    Como pode ser tão simples e ao mesmo tão intenso e complexo?
    A cada tentativa, um novo sonho, uma nova forma de significar tudo….
    Na torcida por você enquanto junto coragem para tentar de novo….

    1. Pri Portugal Responder

      Fico muito contente quando leio isso, Carla. Criei o site justamente pq me sentia sozinha nessa luta. E a cada história de uma quase-mãe que ouvia, me sentia menos solitária. Aí, conseguia juntar forças e tentar novamente. Espero que vc se sinta acolhida aqui no Cadê e estou aqui para o que precisar. Bjinho, Pri Portugal.

      1. Carla dos Anjos Responder

        Obrigada pelo carinho, Pri!
        Realmente é comum me sentir sozinha nesse processo e sua disponibilidade me inspira!!
        Bjs

        1. Pri Portugal Responder

          <3

  6. Fer Responder

    Olá Pri,
    Sim. Dr. Mauro acompanha meu marido. Acreditamos que dessa vez será diferente ??
    Ele nos entusiasma tanto… Agora com essa técnica japonesa nova, tenho certeza que nosso sonho está mais perto de ser realizar.

    Abraços e toda força pra nós!
    Quem sabe um dia não damos nosso depaoimento =)

    1. Pri Portugal Responder

      Estou na torcida 🙂

  7. Cecilia Responder

    Já li muitos blogs, mas me identifico muito com seus textos…Hoje me preparo para terceira FIV, após uma negativa e um beta positivo que regrediu e sinto tudo isso que você descreveu…

    1. Pri Portugal Responder

      oi, Cecilia, espero que vc se sinta acolhida aqui no Cadê <3. Eu consegui na terceira FIV e sei que esse tipo de comentário sempre alegra nossos corações, por isso estou te contando. Antes, porém, descobri as causas da minha infertilidade com um imunologista e fiz vários pequenos tratamentos. Estou na torcida por vc e à disposição para o que quiser perguntar. Bjinho, Pri

  8. Mari Responder

    Meninas, acabei de descobrir o blog e fiquei tão entusiasmada com a energia aqui… e ler que vc conseguiu o positivo! Estou na 4a tentativa, agora no protocolo longo. Apesar de estar sofrendo mais com os efeitos colaterais de tanta injeção, estou me sentindo muito feliz. Tenho meditaro bastante (algumas meditações guiadas legais), tô rezando mais, comendo super bem, e pensado muito na filha ou filho que aguardo. Comecei a conversar com ela/ele, falado do meu amor, da nossa familia, ate para as cachorras eu falo que o bebe ta vindo hehe. Sei lá, essa fiv teoricamente eh a mais dificil, mas estou transbordando de alegria. Minha mae ja faleceu mas recentemente encontrei uma carta dela para mim (que sinceramente não me recordo ter lido qdo ela estava viva) em que ela dizia como eu fui esperada e pedida para Deus. Depois de 3 fivs, encontrar essa carta me deu forças novamente, como se ela tivesse por perto me dizendo ~ pede de novo, luta por esse bebê. Boa noite e muita admiração por todas no processo. Pri, parabens mais uma vez

    1. Pri Portugal Responder

      oi, Mari, muito obrigada pelo carinho. Meu processo que deu certo, foi justamente o longo, em que eu faria três ciclos. Também senti que meu humor estava ótimo, eu estava mais leve que das outras vezes, sabe? Estou com um bom pressentimento sobre você também. Vai me atualizando! Bjinho

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.