Truques para engravidar naturalmente

Antes de partir para um (caro e desgastante) tratamento para engravidar, eu confesso que tentei alguns truques da sabedoria popular, porque no creo em brujas, pero que las hay, las hay. Ou, em bom português, mal não faz.

Por exemplo: se você faz o tipo “depois da relação saio correndo para tomar uma ducha”, pare agora. Ficar um pouco quietinha na cama, dizem os antigos, faz bem. Assim como levantar um pouco as pernas. É fácil visualizar porque essas crenças se popularizaram: a gente daria uma “forcinha” para a gravidade e os espermatozoides teriam mais facilidade para chegar ao útero. Obviamente isso não é comprovado cientificamente, mas… vai que?

Além de cuidar da alimentação (como eu contei aqui), vale tomar alguns cuidados extra: reduzir seu consumo de álcool, de café e de cigarro, e até emagrecer. Eu tenho uma prima e uma amiga que, após um tempo tentando, conseguiram engravidar depois que começaram a se cuidar, a frequentar a academia e… a emagrecer. É claro que este não é um fator determinante, mas definitivamente não tem efeito colateral.

Seu marido/namorado/companheiro pode também adquirir alguns hábitos, como tomar doses saudáveis de sol para turbinar a vitamina D, evitar apoiar celular ou laptop quente sobre o colo (porque reza a lenda que isso aumenta a temperatura dos testículos e pode prejudicar a produção de espermatozoides) e tomar ácido fólico junto com você.

Por fim, vale até recorrer à tecnologia: existem vários aplicativos que ajudam a controlar o seu ciclo menstrual e deduzir (apenas deduzir) quando você estará ovulando. Eu tive por algum tempo o Glow, que é muito bom, mas em inglês. Em português existem o Meu Ciclo e o Sai, Cólica, por exemplo.

E tem ainda o app E-Billings, que ajuda a fazer no seu smartphone a tabela Billings, a boa e velha “tabelinha”, mas que você, claro, não vai usar como anticoncepcional. Dá para aproveitar as características do seu corpo para saber quando está ovulando e aproveitar a parte boa do processo 😉

Ah, uma última dica. Se você escuta dos outros que não deve baixar os aplicativos para “não entrar na neura”, eu posso ser categórica em afirmar: se você está considerando um app e está tentando engravidar há um ano, você vai entrar na neura é se não fizer nada que estiver a seu alcance. Fazer tudo o que a gente pode – com responsabilidade e bom senso, lógico – e estar munida de informações seguras é uma das únicas coisas que aliviam este período difícil das nossas vidas. Aliás, foi exatamente por isso que eu criei este site.


Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.