Ácido fólico: o que é? Para que serve? Quem deve tomar?

 

Quando resolvi parar a pílula anticoncepcional, a primeira recomendação que recebi da minha gineco foi: no mesmo dia comece a tomar ácido fólico. Existem caixinhas com 2 ou 5 miligramas, vale consultar o seu médico para saber qual é o indicado para você.

Em entrevista ao site do doutor Drauzio Varella, a doutora Tânia Regina Schupp Machado, obstetra que trabalha no Departamento de Obstetrícia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, explica a importância: “recomenda-se que tome ácido fólico, uma vitamina do complexo B, para diminuir o risco de malformação do sistema nervoso central do bebê. A orientação é que tome durante três meses antes da concepção e depois de três meses tomando ácido fólico, a mulher deve suspender a medicação, porque seu efeito dura um ano. Caso não tenha engravidado nesse período, deve tomar novamente ácido fólico durante três meses”.

O ácido fólico é na verdade a vitamina B9, que pode ser encontrada (em concentrações menores) em alimentos como vegetais verdes-escuros, abacate, quiabo, frutas cítricas e feijão. Por que ele é importante? Porque previne o aparecimento de defeitos no tubo neural, que se forma no feto no comecinho da gravidez e envolve a estrutura primitiva que dará origem ao cérebro e à medula espinhal. Coisa séria. Mas também um hábito simples de adotar, né?

 

Foto: Flickr/bixentro

 


One thought on “Ácido fólico: o que é? Para que serve? Quem deve tomar?

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.