Você sabia que a Organização Mundial da Saúde (OMS) reconhece o Ayurveda (conhecido como medicina ayurvédica) como um sistema tão eficaz quanto a medicina tradicional, e não apenas um modismo? Sim, isso está no documento “Estratégia da OMS sobre Medicina Tradicional 2002-2005”. Pois é, trata-se de uma ciência e filosofia desenvolvida na Índia há centenas de anos que acredita que tudo no universo é formado pelos 5 elementos da natureza (ar, fogo, água, terra e espaço). Inclusive nosso corpo físico. E nós, humanos, nos dividimos em três categorias (ou Doshas) de acordo com a presença maior de um ou outro elemento: a Vata, a Pitta e a Kapha. E é um desequilíbrio nestes elementos que, em última instância, traz as doenças.
Para entender melhor como a Ayurveda enxerga a questão da infertilidade e quais possíveis tratamentos oferece, eu conversei com o professor doutor Aderson Moreira da Rocha, clínico geral, especialista em Ayurveda pela Associação Brasileira de Ayurveda e Presidente da Associação Brasileira de Ayurveda. Acompanhe:
Cadê meu Neném: Gostaria de saber como a medicina ayurvédica vê a questão da infertilidade do casal.
Aderson Moreira da Rocha: O Ayurveda propõe uma mudança de paradigma ao abordar a pessoa e não a doença. Todos os desequilíbrios são observados como desarmonias dos Doshas e todo tratamento começa com a leitura do desequilíbrio da pessoa, feita por um profissional.
Cadê meu Neném: A quais alimentos a Ayurveda credita o poder de tornar um casal mais fértil?
Aderson Moreira da Rocha: A dieta depende do desequilíbrio. Porém, o Ayurveda recomenda que se consumam os alimentos da mesma região e estação do ano em que se vive. Os melhores alimentos são encontrados nas feiras orgânicas.
Cadê meu Neném: Quais são os tratamentos indicados pela Ayurveda para a infertilidade?
Aderson Moreira da Rocha: Depois de apontar o desequilíbrio de Vata, Pitta ou Kapha, o profissional irá indicar a terapia individualizada, que pode ser uma dieta, fitoterapia, oleação (uma massagem com óleos), sudação (uma terapia semelhante à sauna), desintoxicação, massagens, Yoga e meditação. O tratamento é individualizado e depende do diagnóstico do desequilíbrio da pessoa. Mas a melhor coisa para um casal que quer engravidar é uma prática bem orientada de Yoga e meditação. A raiz do ser humano é o sistema nervoso e quando este funciona adequadamente tudo tende a melhorar. Procure um professor experiente em Yoga e meditação e faça uma prática regular.
Foto: Flickr/Amila Tennakoon
3 thoughts on “A medicina ayurvédica, a infertilidade e tratamentos alternativos”