3 receitas de sobremesas para você aproveitar o panetone

Sobrou panetone mas você já está achado sem graça comê-lo puro? Anote essas três receitas fáceis de fazer e que vão deixar seu panetone com cara de festa novamente.

 

Pavê

pavê de panetone

Em um copinho, coloque duas colheradas generosas de creme de confeitar (a famosa crème pâtissière), pedaços rasgados com a mão de panetone e mais duas colheradas de ganache de chocolate amargo. Pode salpicar com nozes ou amêndoas se quiser uma dose a mais de sofisticação.

 

Receita do creme:

Em uma panela, coloque 250 ml de leite, 250 ml de creme de leite e uma fava de baunilha. Em fogo médio, cozinhe até levantar fervura e deixe descansando por 5 minutos. Enquanto isso, bata quatro gemas com o açúcar até ficar um creme clarinho. Adicione 20 gramas de farinha e 20 gramas de amido de milho e bata até ficar uma mistura homogênea. Jogue uma concha de leite quente nos ovos, dê uma misturada e volte tudo para a panela. Misture em fogo médio até engrossar.

 

Receita da ganache:

Derreta 400 g de chocolate amargo e misture, fora do fogo, 200ml de creme de leite. Se quiser uma dose extra de sofisticação, acrescente um cálice de rum ou licor de laranja ao final.

 

Bolo de panetone

bolo de panetone

Se o panetone estiver inteiro, corte em fatias horizontais e recheie cada uma das camadas como preferir. Pode ser com creme de confeitar, pode ser apenas com creme de leite fresco, ou com brigadeiro, ou ainda uma compota caseira. No topo, chantilly, marshmallow, frutas vermelhas ou raspas de chocolate e voilà!

 

Tortinhas de morango

panetone com morango

Ou limão, ou maracujá… corte o panetone em quadradinhos de 4 cm. Reserve. Fatie os morangos e misture com a geleia da fruta. Coloque a mistura sobre as bases de panettone e cubra com chantilly. Mas a cobertura dessas tortinhas pode variar ad eternum: creme de limão ou maracujá, pedacinhos de abacaxi cozido com beijinho, ameixa preta com doce de leite…

 

 

Fotos: Flickr/bloggyboulga (pavê), Flickr/ N i c o l a (panetone puro), Flickr/ the Italian voice (bolo) e Flickr/ Andrew_Writer (morango)


Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *