Tarsila do Amaral mais em alta que nunca

Em 2010, quando fui pra Argentina com meu marido, lembro que um dos lugares que eu mais queria visitar era o Malba, o Museu de Arte Latino-Americana de Buenos Aires. Sim, sou rata de museu, mas o que eu queria ver mesmo era o quadro “Abaporu”, da pintora modernista brasileira Tarsila do Amaral. As cores e as formas lúdicas dessa obra sempre me encantaram, desde pequena. Mas qual não foi minha decepção quando vi que o quadro não estava lá? Ele tinha sido cedido para uma exposição que acontecia por aqueles dias fora da Argentina. Pois é. Fiquei com o gostinho da decepção na boca – que logo tirei com o delicioso croissant do Café do Malba. Mas isso é outra história.

O fato é que ainda não vi o “Abaporu” pessoalmente. E olha que ele foi pintado em 1928, beeeem antes de eu nascer. ;-P. Mas por que estou contando isso hoje? Porque essa semana minha timeline no Facebook e no Instagram foi povoada por imagens da obra de Tarsila do Amaral estampando roupas da coleção de verão da Osklen, que foi desfilada na São Paulo Fashion Week.

Fiquei supercuriosa e descobri que a família de Tarsila procurou o estilista Oskar Metsavaht, sugerindo que uma de suas obras inspirasse a coleção. Ele topou o desafio e fez mais: além do “Apaboru”, estampam suas criações “Antropofagia” (de 1929) e “Palmeiras” (de 1925). Lindo! Oskar também brincou com a ideia de uma tela em branco, em looks off-white. A risca-de-giz, padronagem preferida de Oswald de Andrade, amigo de Tarsila, também estava presente.

Por fim, soube que a coleção também será apresentada em fevereiro em Nova York, bem na época em que deve começar a mostra “Tarsila do Amaral: inventando a arte moderna no Brasil”, no MoMA. Quem sabe dessa vez eu consigo ver?

 

 

 

Fotos: Divulgação/Malba e Reprodução/ Instagram @Osklen


One thought on “Tarsila do Amaral mais em alta que nunca

  1. […] contou que já trabalhava no mercado da moda, mas, em uma viagem à Ásia, viu as condições de tra... cademeunenem.com.br/flavia-aranha-melhorar-mundo-moda

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.