Alimento para a alma: a exposição de Toulouse-Lautrec no MASP

“Temos a arte para não morrer”, diz uma frase famosa do pensador Friedrich Nietzsche. Ou, como diz um amigo querido, “uma exposição de arte alimenta a alma”. E é verdade. Aqueles dias em que a gente está com o coração miúdo ou que não consegue pensar em outra coisa que não o bebê que não vem, a arte é uma boa maneira de distrair os olhos e a mente.

E se você estiver em São Paulo, ou com viagem marcada para cá, pode sempre aproveitar uma exposição bacana. Até o dia 1º de outubro, o MASP, por exemplo, está com uma mostra imperdível de Henri de Toulouse-Lautrec, chamada “Toulouse-Lautrec em vermelho”.

O artista francês, que morreu em 1901, chegou a ser retratado no filme Moulin Rouge (2001), de tão icônico que era para a vida parisiense da época. Pudera, Toulouse-Lautrec era quem pintava os belíssimos cartazes da casa de shows e foi assim que ficou conhecido. Mas sua obra é muito mais ampla e é isso que o MASP mostra nessa exposição. São 75 obras e 50 documentos produzidos desde a década de 1880 até o fim de sua vida.

Seus personagens são os mesmos retratados pelo filme: burgueses, boêmios, trabalhadores, dançarinas e artistas que conviviam no bairro parisiense Montmartre. A exposição do MASP está dividida em cinco momentos. São eles: retratos de mulheres com quem o artista tinha uma relação pessoal, outras representações femininas (de lavadeiras a modelos de ateliê, passando por aristrocratas), retratos masculinos e dois momentos de representações da vida noturna em cabarés, bares, restaurantes e casas de espetáculo que proliferaram em Paris depois que a cidade começou a ser iluminada pela luz elétrica.

Entre os documentos que fazem parte da obra estão cartas, bilhetes, telegramas e fotografias do artista e de seu círculo, que constituem uma memória viva daquela época e ajudam a entender melhor seu trabalho. Eu estou doida para ir, e você?

Ah, o MASP fica na Avenida Paulista, 1578, em São Paulo. O ingresso custa R$30, mas todas as terças-feiras a entrada é gratuita para todas.

 

Você já curtiu nossa página no Facebook? Clique aqui e curta para receber atualizações diárias!


Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.