Você já ouviu falar em mio-inositol?

Você já ouviu falar em mio-inositol? Esta semana, meu novo médico, que é um imunologista, me receitou um medicamento que tem este composto na fórmula. Fiquei curiosa e fui apurar para entender o que exatamente estou tomando.

Encontrei a explicação no site da Associação Brasileira de Medicina Biomolecular (veja o artigo na íntegra aqui). Senta que lá vem a história! Segundo este artigo, o inositol é conhecido como uma vitamina do complexo B, que compõe uma enzima envolvida no processo de captação de açúcar. “Mais de quarenta estudos foram realizados com o inositol em mulheres com síndrome dos ovários policísticos, que mostrou ser uma intervenção eficaz e segura na (…) melhora da infertilidade”, diz o texto.

E o mio-inositol é  uma das variedades do inositol. Quando ele é ministrado em pacientes com SOP (Síndrome dos Ovários Policísticos), existe uma relação direta com a redução da resistência insulínica. Traduzindo: a insulina é um hormônio que ajuda a controlar a quantidade de açúcar (glicose) no sangue. Na resistência à insulina, as células do corpo não respondem a esse hormônio. A glicose não consegue penetrar nas células com a mesma facilidade e, por isso, se acumula no sangue. A diabetes pode ser uma consequência. A infertilidade, outra. Por quê? Porque a resistência insulínica aumenta a produção de hormônios androgênios nos ovários, o que é ruim. O mio-inositol reduz estes hormônios androgênios, melhorando a morfologia – ou o formato – celular do ovócito. O ovócito (ou oócito), se você se lembra, é simplesmente o óvulo antes de ele ser liberado pelo ovário.

Resumindo

Ou seja: mais mio-inositol = organismo controlando melhor a quantidade de açúcar = menos produção dos hormônios androgênios nos ovários = oócitos com formato “melhor” = óvulos melhores!

É aí que eu entro, afinal, não tenho SOP, mas tenho baixo estoque ovariano, ou seja, poucos óvulos. Muitos médicos desconfiam que quando a gente tem poucos óvulos, a qualidade deles costuma não ser tão boa. Ou seja, os melhores já se foram. E com o mio-inositol, em última instância, a qualidade dos meus óvulos deve melhorar.

Este artigo aqui fala também que, em última instância, o mio-inositol constitui um sistema que está envolvido na regulação de várias funções celulares, incluindo a proliferação das células. “A presença do mio-inositol no fluido corporal humano é (…) responsável pela geração de sinais intracelulares importantes para o desenvolvimento dos oócitos dos mamíferos”. Eu comecei esta semana a tomar duas vezes por dia. Vamos ver o que me aguarda.

 

*Foto: Flickr/ (biophotos)


12 thoughts on “Você já ouviu falar em mio-inositol?

  1. Eliane Alexandre Responder

    Olá, quando fizer novos exames,avisa se o medicamento é verdadeiramente eficaz.
    Compra em qualquer farmácia?
    Desde já agradeço!
    Eliane Alexandre

  2. […] sem parar. Aos 20 anos comecei a tomar pílula e tudo ficou ainda mais desequilibrado. Eu tenho ová... cademeunenem.com.br/eu-fiz-3-fivs-que-deram-errado
  3. Patricia guedes Responder

    Ola , conheci esse medicamentos como ferti sop devido a sop e comecei tomar marco 2017 e abril 2017 fui congelar ovulos posteriormente tentei usalos na fiv nenhum ovulo fecundou . porem em outubro do mesmo ano apos maiz tempo tomando o mio inositol meus 3 ovulos fecundaram e hoje estou gravida de um menino. O que concluo que mio inositol melhorou bem a qualidade dos meus ovulos.

    1. Pri Portugal Responder

      Que notícia linda, Patricia! Parabéns, fico contente que ele tenha feito bem para você também <3. Bjinho

    2. Lidina Farias Responder

      Olá sei que faz tempo mas estou querendo muito tomar esse remedia e queria muito tirar uma dúvida. Quando deu certo sua fiv o inositol que estava tomando ainda era o mesmo fertisop ou vc mudou? Queria muito tirar essa dúvida por favor. E parabéns viu Deus abençoe muito vc e seu bebê

      1. Pri Portugal Responder

        oi, Lidina, td bem? Seja bem-vinda ao Cadê <3. Quando engravidei eu tomava o fertisop por indicação do meu médico, sim. Depois me falaram que ele não era mais vendido pronto no Brasil, apenas manipulado... hoje confesso que não sei como está a situação 🙁

        1. Mari Responder

          Olá. o FertiSOP é vendido em qualquer farmácia. Estou fazendo uso para ajudar na qualidade dos óvulos e melhorar minha resistência insulínica.

          1. Pri Portugal

            Ele era, mas saiu de linha, até onde sei. Obrigada pela atualização. Que bom que voltou, então. Bjinho, Pri Portugal (criadora do site)

  4. sandra frança Responder

    gostaria de saber se posso tomar o mio inositol, não tenho SOP, mas venho tentando engravidar uns 4 anos ja e não ovulo.

    Quero muito engravidar, meu maior sonho, tenho 43 anos.

    1. Pri Portugal Responder

      Oi, Sandra, acho muito importante conversar com seu médico a respeito. Até porque, segundo me atualizei, não se encontra mais o medicamento pronto no Brasil, é preciso manipular, então uma receita é fundamental. Boa sorte, Bjinho, Pri

  5. Patrícia Xavier Responder

    A medicação já está disponível no Brasil, e está sendo comercializada pelo laboratório Myralis co.m o nome de Fertisop. Acabei de comprar na Drogasil e paguei R$ 125 reais.

    1. Pri Portugal Responder

      Mt bom ter essa informação atualizada. Na última vez em que precisei meu médico pediu para manipular pq eles (Fertisop) tinham saído do Brasil.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *