Gravidez química: quando o beta positivo não significa gravidez

Você já ouviu falar em gravidez química? Então imagine a cena. A menstruação atrasou. Você não quer criar falsas esperanças, então espera o aplicativo avisar que o atraso já passa de 10 dias. Sua menstruação nunca atrasou tanto. Certo, este é um bom motivo para pedir um delivery de farmácia com o teste de gravidez. O teste chega e, ainda mantendo uma aparente frieza, você espera até depois do almoço para fazer. Para surpresa total (ou não, afinal, você já tenta há muito tempo), o resultado é positivo. Calma. Respira. “Vamos manter a calma”, diz seu marido. “Vamos é correr para fazer o beta!”, você pensa. E lá vão os dois em direção ao laboratório com o coração na boca.

O resultado sai no mesmo dia. Positivo! Um misto de alegria, surpresa, encantamento e esperança ocupa sua cabeça e seu coração. É irresistível contar ao menos para os pais de vocês. Mas a obstetra segura seus pés no chão: “repitam o exame em 48 horas. Esse número precisa dobrar”.

São 48 horas felizes, em que vocês fingem que não estão fazendo planos, mas você já calculou as 40 semanas e a provável data do parto, sonhou com o sexo e o nome do bebê e pensou: a natureza não ia fazer isso comigo. Sou saudável e se cheguei a esse positivo, é porque é pra ser.

Exatas 48 horas depois, de volta ao laboratório, o coração parece sair da boca. E o resultado…

Não sei se vocês se lembram, mas já contei aqui do filme “O fabuloso destino de Amélie Poulain” e esta cena descreve exatamente o que você sente na hora: todas as suas células parecem se esvair. Sua alma escorre pelo chão rapidamente, mas volta. Afinal, você sabia que poderia não ser. Você sabia que tinha sido “fácil demais”. O resultado subiu muito pouco. A obstetra fala: “que pena. Foi uma gestação química. Mas quem sabe logo não acontece?”. É. Quem sabe?

A gravidez química acontece quando o espermatozoide realmente fecunda o óvulo. Mas não vai pra frente por uma série de razões, de má-formação a não implantação no endométrio.

Achei bem clara a explicação do site da Clearblue, empresa especializada em testes de ovulação e gravidez: “Uma gravidez química é uma perda de gravidez muito precoce. Uma ultrassonografia não detectaria um feto, mas seu corpo produz o hormônio hCG, então o resultado seria positivo. A menos que você fizesse um teste de gravidez, você não saberia que estava grávida, pois em uma gravidez química você não apresentaria sintomas relacionados à gravidez. Muitos especialistas acham que as gravidezes químicas ocorrem por razões semelhantes às de muitos outros abortos, devido a problemas cromossômicos com o bebê em desenvolvimento”.

Com o resultado em mãos, resta juntar os caquinhos de um coração partido e esperar a vinda da menstruação para começar tudo novamente. Sem contar que, em mulheres que têm casos repetidos de gravidez química, é necessária uma investigação mais aprofundada, claro.

Mas por que estou contando isso aqui? Para apavorar você que, todos os meses, espera ansiosa que sua menstruação não venha? Para desestimular você que pensa que se o beta deu positivo não tem mais erro? Não, é claro que não. A ideia aqui é oferecer uma almofada para que a queda não seja tão dolorida se você passar por uma gravidez química. É mostrar que dá, sim, para derreter como a Amélie Poulain e voltar a se fortalecer. E é, principalmente, falar: não, não aconteceu só com você.

Foto: Flickr/Alex Bellink


22 thoughts on “Gravidez química: quando o beta positivo não significa gravidez

  1. Fabi Responder

    Sou tentante a 5 anos , e no começo do ano após realizar minha primeira FIV, descobri a existência dessa tal gravidez quimica. Você, como sempre em seus textos, descreveu perfeitamente a maneira como me senti. Estava esperançosa e ao mesmo tempo fria até o dia do beta, pois eu sabia que podia dar errado, afinal dos meus 9 óvulos maduros, consegui transferir 2 embriões em D3 classe C. Então a notícia: Positivo! E as palavras do médico: Parabéns, você está grávida! Meu Deus, o que foi aquela sensação? Parecia que eu ia ter um treco, corpo tremendo, lagrimas descendo, meu esposo e eu abraçados num choro de gratidão, alívio, grande alegria! Involuntariamente os sonhos começam, mesmo sabendo que o exame deveria ser repetido após 48 hs para confirmar. Minha família precisava saber, mãe, pai e irmão vibraram com a gente. Foram 48 horas muito felizes,eu tava me achando a mãe do ano, até que saiu o resultado do segundo beta. Eu olhei e já meio que entendi, mas mandei pro médico ainda com esperança, ele disse : não evoluiu como deveria, é possivelmente gravidez quimica. Numa breve explicação descobri o que era, que não era. Alegria acabou, acordei do meu sonho, desespero chegou. Como eu disse ao meu esposo, não teria sido tão doído se fosse negativo desde o começo. Mas, hoje após 2 meses, já me sinto melhor, vida que segue, se aconteceu dessa forma é porque Deus permitiu que fosse assim. E não vou parar por aqui, essa foi apenas mais uma batalha perdida, acredito muito que a vitória ainda vai chegar.
    Obrigada Pri por seus depoimentos tão sensíveis, pois muitas vezes eles me confortaram e me fizeram achar a força novamente.

    1. Pri Portugal Responder

      Eu que agradeço pelas palavras, Fabi. Sinto muito pela sua dor e estou na torcida para tudo dar certo. Estamos juntas! <3

    2. Ingrid Responder

      Ei Fabi, passei pela mesma situação.
      Até hoje não tive forças para recomeçar 🙏
      Mas, estou buscando.
      Vamos conseguir, se Deus quiser 🙏❤️

      1. Pri Portugal Responder

        Na torcida por vcs, meninas. Bjinho, Pri Portugal (criadora do sire)

  2. Helinha Santos Responder

    Geeente… Parece que vcs contaram exactamente a minha história. Foi bem isso. Exactamente assim.

    1. Pri Portugal Responder

      <3 fico contente que tenha se identificado.Volte sempre e muita força pra vc, Helinha. Bjinho, Pri

      1. Ingrid Responder

        Ei Fabi, passei pela mesma situação.
        Até hoje não tive forças para recomeçar 🙏
        Mas, estou buscando.
        Vamos conseguir, se Deus quiser 🙏❤️

  3. Taciana Cruz Responder

    Acabei de passar por tudo isso há dois dias!! Estamos arrasados! Minha menstruação nunca atrasa. Após 7 dias de atraso fiz o teste de farmácia, o resultado foi positivo. No mesmo dia fiz o beta e o resultado do quantitativo foi alto, então testei positivo. A alegria foi imensa! Meu esposo divulgou à todos, tamanha era a emoção. Na mesma semana fui à obstetra que fez todos os cálculos e assegurou que eu estaria com 4 semanas. Ela me recomendou vários cuidados, ácido fólico e uma ultrassom transvaginal após alguns dias para verificarmos o desenvolvimento o embrião. Na terça (28/07) apresentei um pequeno sangramento, me desesperei! A médica solicitou que fizéssemos a ultrassom, não localizaram nenhum saco gestacional. Então pediram para repetir o beta, o resultado foi que ainda havia o hormônio, mas com uma queda drástica! No mesmo dia tive um sangramento cheio de coágulos! Estou arrasada! Minha família muito triste! Meu esposo nem se fala! Foi pesquisando muito que descobri que posso ter tido uma gravidez química! Não sabia que isso existia! Na realidade estou enlutada mesmo!

    1. Pri Portugal Responder

      Sinto muito, Taciana. Sinta-se abraçada. Estou na torcida para que se recupere desse baque. Bjinho, Pri

    2. Paulo Responder

      Sinto muito, poderia compartilhar conosco os valores do seu beta, quando disse que era alto, e quando disse que caiu… pra nos dar uma referencia. Obrigado

      1. Pri Portugal Responder

        oi, Paulo, bem-vindo ao Cadê. O importante no caso de uma gestação bem sucedida é que o beta dobre a cada dois dias no início da gravidez. O valor em si não importa tanto…

        1. Glayci Responder

          Olá boa tarde uma pergunta no meu caso foi igual ao dela, o beta chegou a 1564.78 depois de cinco dias 1387.59 menstruação desceu ok grávidez química, hoje faz uma semana e um dia o teste de farmácia ainda está positivo forte é normal?

          1. Pri Portugal

            oi, Glayci, seja bem-vinda ao Cadê. Eu sugiro vc tirar essas dúvidas mais técnicas com seu médico (pq eu não sou profissional de saúde), mas até onde sei o beta demora um pouco para “desaparecer” do sangue mesmo 🙁

  4. Fernanda Responder

    Eu passei pela mesma coisa e é muito dolorido sentir essa perda. Eu não sabia que existia gravidez química até ouvir a médica dizer. Pesquisando descobri que isso ocorre entre 8 a 33% dos casos. O que mostra que é mais comum do que a gente imagina, mas pouco se fala sobre isso. Por isso esses espaços de troca são importantes. Um estudo de 2016 do Instituto Nacional de Saúde dos EUA acompanhou por seis meses 1228 mulheres que tiveram aborto precoce com idades entre 18 e 40. Foi constatado que as que tentaram engravidar nos próximos 3 meses tiveram mais chances de sucesso do que aquelas que esperaram mais tempo. Logicamente que é sempre importante consultar um obstetra. Cada caso é um caso. Apesar de todo o emocional envolvido e o processo de luto me sinto confiante em saber que os espermatozóides do meu companheiro são capazes de fertilizar e de que o meu útero é capaz de se preparar para a implantação. Essa foi a mensagem desse filho que passou por aqui por tão pouco tempo. Força para todas nós ?

    1. Pri Portugal Responder

      É muito importante essa informação, Fernanda. Obrigada por dividir <3 e sinta-se abraçada.

  5. […] um dia. Epa, sou tão regrada. Um dia de atraso já configura […]... cademeunenem.com.br/mes-a-mes-infertilidade
  6. SHARA H COSTA Responder

    Acabei de passar pela mesmo situação, sou tentante há 8 meses e minha menstruação muito regulada. Esse mes apos um atraso de 10 dias o meu positivo veio, a felicidade foi imensa, meu beta deu 44, um valor baixo que eu achei muito estranho levando em conta o cálculo da medica que dizia que eu estava de 6 semanas. Sexta feira comecei a ter um corrimento e fui até o hospital, a médica disse que era normal e que pela quantidade de beta no meu exame eu estava na verdade de 2 semanas, o que eu sabia que era impossivel porque estava muito longe da data da ovulação, a conta nao batia. Ela me passou outro Beta e eu fiz 11 dias depois do primeiro, e ai o resultado foi 41. Nunca tinha ouvido falar em gravidez química, e era pouco provável que fosse um aborto porque nao estava sentindo nada, mas sabia que algo estava muito errado. O corrimento começou a aumentar até ficar exatamente igual a minha menstruação, ali eu ja imaginava como ia terminar e quando a médica me falou o que tava acontecendo foi como se eu tivesse sido empurrada de um avião sem paraquedas. Mesmo a médica explicando que nao foi nada que eu fiz ou deixei de fazer que causou tudo isso, a frustração é grande mas Deus ta comigo e vai ficar tudo bem.

    1. Pri Portugal Responder

      <3 eu sinto muito, Shara. Um abraço bem apertado em vc, Pri.

      1. Thaiane Responder

        Excelente post! Passei pela mesma situação no último dia 26: ia tomar a vacina contra a covid 19 e resolvi fazer um teste de sangue, para constatar que eu NÃO estava grávida. Sou tentante desde nov/2020 mas não estava sentindo nada que me fizesse desconfiar que estivesse grávida. O resultado saiu e o beta deu 12,9. Pouquíssimo na verdade, mas meus últimos exames tinham constado só 2,o!!! Me animei, mas como sou cética, preferi esperar mais um pouco pra repetir e ver se aumentaria. No sábado 28/8 menstruação desce e já me alarmei. Domingo a noite, teste de farmácia negativo!Mas só fui ao pronto socorro na segunda e aí o beta já estava 0,7. A médica deu o diagnóstico de gravidez química e a partir daí descobri que várias pessoas, inclusive bem próximas, sofreram da mesma maneira. Necessário saber que não aconteceu SÓ COM VOCÊ! Agora vou seguir tentando, com esperança que vai dar certo. Mas o sentimento de luto é inevitável. Que todas nós consigamos nosso tão sonhado bebezinho!!

        1. Pri Portugal Responder

          <3 todo meu amor pra vc, Thaiane. Bjinho, Pri Portugal

  7. Helen Responder

    Obrigada pela partilha, descreveu exatemente o que já passei por 3 vezes.
    Tenho quase 43 anos no mês de julho iniciei o processo de FIV. Fiz punção ovariana e no dia 27.08 fiz transferência (TEC) de 2 blastocistos (4AA e 4CB) neste ciclo (dia 27.08).
    Fiz uso de Progeffik (ultragestam) depois da transferencia (2 de 200mg/2xdia)
    Conforme indicação medica, passados 10 dias da TEC (dia 05.09) fiz o teste Beta – HCG e o resultado foi baixissimo (23,4), mas a médica pediu-me para repetir o teste 48h depois (ou seja, 07.09) e q o valor devia aumentar 60%, mas infelizmente não houve evolução do valor como desejado (foi para 24).
    Entrei em contacto com a médica e ela mandou-me suspender o uso da Progeffik.
    Desde o dia 07.09 a noite parei de usar o Progeffik (ou seja, há 5 dias), mas até agora a minha menstruação n desceu.
    Não sei o que pensar.
    Alguém já passou por isso?

    1. Pri Portugal Responder

      Querida, vc conseguiria passar com um médico hematologista ou imunologista? Talvez uma especialidade complementar traga uma visão que seu gineco não conseguiu trazer. Boa sorte e um beijinho, Pri Portugal (criadora do site)

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *