Dia dos namorados? A cada mês quando vem a menstruação, a gente fica arrasada. A cada novo exame que demanda abstinência, o casal parece se afastar um pouquinho mais. A cada teste de farmácia negativo, uma angústia aperta o coração. A cada dose de hormônio para uma inseminação ou fertilização, a gente se sente gorda, inchada, com a autoestima lá no pé. A cada tentativa de sexo programado – pelo aplicativo ou pelo médico – a relação parece tomar um banho de água fria. Mas então como voltar a sentir prazer em meio a esse turbilhão de emoções?
Não estamos falando em estar linda, magra, bem disposta e com os cabelos hidratados para o seu marido, mas sim sugerimos que você esteja bem. Para recuperar a alegria das pequenas coisas da vida, para levantar a cabeça e, sim, para sentir prazer, que é bom e a gente gosta. Então, aproveitamos esse dia dos namorados para conversar com a Nelma Penteado.
Se você nunca ouviu falar dela (como assim?), a Nelma se autointitula “a diva da autoestima”, e com razão. Há 22 anos ela escreve livros e faz palestras pelo Brasil todo ensinando as mulheres a redescobrirem sua autoestima e sua sensualidade com uma conversa bem divertida e prática.
Sexo com hora marcada
Perguntamos para a Nelma como reacender aquela chama interna que vai se apagando na gente com o tempo, principalmente quando há várias tentativas frustradas de gravidez na nossa história. Afinal, é dia dos namorados, né? Olha o que ela respondeu: “Você tem que pensar que não existe escolha sem renúncia. Esse processo existe para você atingir o que mais deseja na vida. Mas quando estiver triste e pensar que só porque está ovulando precisa ‘abrir as pernas’, procure transformar esses momentos em horas divertidas e de prazer. Por mais que seja massacrante. Porque a sua mente vai interferir muito. Se você achar massacrante, seu marido também vai”.
O primeiro passo é desencanar de celulites, estrias e gordurinhas. “Foque no seu objetivo e pense que se você engravidar, vai ‘engordar’ mais e o sexo vai ficar complicado se depender disso. Além do mais, você é linda! Lembre-se disso”, explica.
Depois, vale olhar no espelho e se enxergar como uma guerreira, mas é fundamental pensar na batalha como algo a vencer. “Não se sinta uma guerreira derrotada antes de ganhar seu prêmio”, diz Nelma. Para isso, ela aconselha a olhar para seus dias férteis como novas oportunidades de ter o bebê dos seus sonhos. Imagine que seu corpo é lindo e está preparado para este bebê. “Agradeça o apoio do seu marido. Você tem que se elogiar e elogiar as atitudes do homem – porque ele cansa também”.
Para quebrar a rotina, uma dica final: “vale investir em acessórios, como um óleo perfumado para uma massagem – ou automassagem. E também comemore cada vez que você ovular e conseguir fazer amor. Pense que você teve mais uma chance”, conclui.
*Fotos: Flickr/Núcleo Editorial e Divulgação/Nelma Penteado