3 perguntas comuns de quem faz FIV

Depois de uma inseminação e 3 FIVs (a última com sucesso, como vocês viram aqui), em sete anos tentando engravidar, deu para aprender bastante coisa (como contei aqui). Por interesse no tema infertilidade e ossos do ofício – afinal, jornalista é um eterno curioso – eu permaneço em grupos de troca de experiências de FIV no Facebook e tenho acompanhado as postagens. Algumas questões invariavelmente se repetem todo mês (sim!) e resolvi respondê-las aqui, caso também te interessem. Veja 3 perguntas comuns de quem faz FIV:

1. Você fez repouso no dia da transferência do embrião?

Não. Nenhum pouco. A verdade é que saí da sala de cirurgia com a bexiga explodindo e mal esperei 10 minutos antes de fazer xixi. Também estava trabalhando em um job bem puxado, alocada em uma agência criativa. Fui trabalhar normalmente, tive reunião estratégica, fiquei um bom tempo de pé, trabalhei até tarde… e nos próximos dias repeti a mesma rotina. E quer saber? Isso salvou meu emocional, porque tive pouco tempo de pensar e sofrer com ansiedade. Ou seja, não fiz repouso nenhum e isso me fez muito bem.

2. Você teve sintomas antes de saber do positivo?

Sim. Mas acho uma roubada se prender a isso. Meu sintoma, pra vocês terem ideia, era uma cólica igualzinha à da TPM, que aparecia de noite. Só que, gente, isso não significa nada. Tive essa mesma cólica quando fiz a inseminação que não deu certo. Tenho amigas que ficaram com os pés inchados. Outras que tiveram nidação. Tem gente até que menstrua grávida. E tem quem não sinta nadica de nada. Ou seja, SINTOMA NOS PRIMEIROS DIAS NÃO SIGNIFICA NADA. Eu sei que é difícil, mas tente não se apegar a isso – seja para sofrer, seja para comemorar.

3. Devo fazer exame de farmácia?

Não. Nunca fiz. E acho um sofrimento a mais. Ele dificilmente traz respostas, a não ser aquele que traz as semanas de gestação e é mais caro. O do risquinho me dá arrepios porque se você vê o bendito risco acha que é só você que está vendo. Quantas vezes já vi nos grupos as meninas postando foto e perguntando: “o que vocês acham?”. Gente, isso é MUITO aflitivo! Além do mais, teste de farmácia pode falhar. Você pode achar que fez xixi na parte do palitinho que não devia, ou que mergulhou por menos ou mais tempo no copinho. Ou que olhou muito rápido. Ou que demorou pra olhar. Pra quê tanta aflição, gente? Espera e faz o beta. O que eu tenho a dizer para quem faz o exame (seja beta, seja de farmácia) em uma data anterior à indicada pelo médico? Você gosta de sofrer, miga??? NÃO seja essa pessoa. Espere a data certa, descubra um laboratório que pelamordedeus entregue no mesmo dia o resultado e faça o beta. Pelo bem do seu coraçãozinho.

E você? Tem perguntas para mim?  Deixe aqui no Facebook do Cadê!


Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *